Técnica da Tartaruga

“A técnica da Tartaruga” é uma técnica para a criança se acalmar quando estiver irritada ou com raiva, frustrado ou chateado e foi desenvolvida pela University of South Florida, com comprovação científica.

Como usar essa técnica?
Utilize uma tartaruga de pelúcia e apresente para a criança. Peça para a criança escolher um nome para ela. Sente-se no chão com a criança e traga um exemplo de uma situação em que a tartaruga ficou muito chateada e com raiva. A Tartaruga deve perguntar a criança se ela já se sentiu assim, e então tartaruga explica a ela que ela tem uma maneira especial de se acalmar quando se sente irritada, com raiva ou chateada, e quando vai ensinar a ela.


Chama-se “A Técnica da Tartaruga”.

De uma forma lúdica faça com que a tartaruga diga as etapas da técnica dela:
Passo 1. Reconheça os seus sentimentos
Passo 2. PARE o seu corpo.
Passo 3. Entre no seu casco e respire profundamente três vezes.
Passo 4. Saia quando estiver calmo e com uma solução.

Demostre para a criança como ela pode simular em ter um casco para se acalmar e relaxar o corpo.
Diga para a criança os pensamentos que são mais calmantes, como: “Estou bem”, “Sou capaz de me acalmar”, “Como posso ter a solução para o meu problema”, “Sou bom em resolver problemas”.

A Atividade pode ser em casa e também na sala de aula:
Sala de aula e em casa: Crie um espaço da “técnica da Tartaruga” no quarto ou na sala de aula, onde as crianças possam fazer uma pausa e se acalmar, um cantinho para ser o “casco” da tartaruga.
Dê às crianças oportunidades de praticar o uso da técnica da tartaruga através de encenações. Quando você perceber que as crianças estão chateadas lembre-as da técnica da Tartaruga, e pratique! Se possível, tenha sempre um boneco de tartaruga por perto.

Aguardo seu Contato

Endereço

Jundiaí - SP
Maxime Office Tower
Av. Nove de Julho, 3575

Telefone

(11) 98335-6086

Email

contato@andreamellopsicologia.com.br

Aguardo seu Contato

Endereço

Jundiaí - SP
Maxime Office Tower
Av. Nove de Julho, 3575

Telefone

(11) 98335-6086

Email

contato@andreamellopsicologia.com.br